deus

deus | s. m.
deus
(latim deus, dei )
nome masculino

1. [Religião]   [Religião]   Ser supremo. (Com inicial maiúscula.)

2. [Religião católica]   [Religião católica]   Cada um dos membros da Trindade. (Com inicial maiúscula.)

3. [Religião]   [Religião]   Divindade do culto pagão ou de religião não derivada do mosaísmo.

4. [Figurado]   [Figurado]   Homem heróico ou de superioridade incontestável.

5. Objecto que exerce grande influência ou grande poder.

meu deus • Interjeição designativa de grande espanto, medo ou surpresa.

por deus • Interjeição designativa de juramento.

santo deus • O mesmo que meu deus.

um deus nos acuda • Situação aflitiva, confusa ou complicada.Plural: deuses. Plural: deuses.


substantivo masculino O ser que está acima de todas as coisas; o criador do universo; ser absoluto, incontestável e perfeito.
[Religião] Nas religiões monoteístas, uma só divindade suprema, o ser que criou o universo e todas as coisas que nele existem.
[Figurado] Aquilo que é alvo de veneração; ídolo.
[Figurado] Sujeito que está acima dos demais em conhecimento, beleza.
[Religião] Ente eterno e sobrenatural cuja existência se dá por si mesmo; a razão necessária e o fim de tudo aquilo que existe.
[Religião] Cristianismo. Designação da santíssima trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
[Religião] Nas religiões politeístas, mais de uma divindade superior, a divindade masculina.
Etimologia (origem da palavra deus). Do latim deus.dei.


Deus é um conceito de Ser Supremo presente em diversas religiões monoteístas, henoteístas ou politeístas, sendo geralmente definido como o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo. O conceito de Deus, conforme descrito pelos teólogos, geralmente inclui os atributos da onisciência (todo conhecimento), a onipotência (poder ilimitado), a onipresença (presente em todos os lugares), a simplicidade divina e a existência eterna e necessária. Muitos teólogos também descrevem Deus como sendo onibenevolente (perfeitamente bom) e amoroso.
É mais frequentemente descrito como incorpóreo (imaterial) e sem gênero, embora muitas religiões descrevam Deus usando a terminologia masculina, através do uso de termos como “Ele” ou “Pai”, sendo que algumas religiões (como o judaísmo) atribuem apenas um “gênero” puramente gramatical a Deus. A incorporeidade e a corporeidade de Deus estão relacionadas a concepções de transcendência (estar fora da natureza) e imanência (estar na natureza, no mundo) de Deus, com posições de síntese como o panenteísmo e a “transcendência imanente” da teologia chinesa.
Deus foi concebido como pessoal ou impessoal. No pensamento monoteísta, Deus é o Ser Supremo e principal foco de fé. No teísmo, Deus é o criador e sustentador do Universo, enquanto no deísmo, Deus é o criador, mas não o sustentador do Universo. No panteísmo, Deus é o próprio Universo. No ateísmo, Deus não existe, enquanto é considerado incognoscível no contexto do agnosticismo. Deus também foi concebido como a fonte de todas as obrigações morais”. Muitos filósofos notáveis ​​desenvolveram argumentos a favor e contra a existência de Deus.As muitas concepções diferentes de Deus e as reivindicações concorrentes quanto às suas características, objetivos e ações levaram ao desenvolvimento de ideias do pandeísmo ou de uma filosofia perene, que postula que existe uma verdade teológica subjacente, a qual todas as religiões expressam um entendimento parcial, e a respeito da qual “os devotos nas diversas grandes religiões do mundo são, de fato, adorando o mesmo Deus, mas através de conceitos diferentes que se sobrepõem ou com imagens mentais diferentes Dele.”




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