enredo

enredo | s. m. 1ª pess. sing. pres. ind. de enredar
en·re·do |ê| en·re·do |ê|
nome masculino

1. Intriga; maquinação; tramóia ; ardil; mexerico.

2. Mentira que produz inimizades.

3. Acção ou entrecho de romance ou peça de teatro.

4. Mau trabalhador que estorva os outros e não faz quase nada.
en·re·dar en·re·dar – Conjugar
(en- + rede + -ar )
verbo transitivo

1. Prender na rede.

2. Enlear, entrelaçar, emaranhar.

3. Armar intrigas, enredos.

4. Encalacrar, entalar, comprometer.

5. Tecer o enredo de (obra literária).verbo pronominal

6. Prender-se na rede.

7. Emaranhar-se.

8. Meter-se em (coisa de que é difícil sair ou levar a cabo).


substantivo masculino Sequência dos principais acontecimentos e ações de uma narrativa, romance, drama, filme, conto etc.; trama: o enredo do livro é um crime passional.
Afirmação mentirosa; mentira: o parlamentar se perdia em seus próprios enredos.
Dito maldoso que tende a prejudicar alguém; intriga: cansou-se de inventar enredos sobre a esposa.
Expressão de embaraço; confusão: sua vida amorosa está um verdadeiro enredo!
Episódio de difícil resolução; mistério: perdeu-se em enredos vazios.
Tecido embaraçado como o da rede: enredo de seda.
Ação de enredar, de prender em rede, de embaralhar.
Etimologia (origem da palavra enredo). Forma Regressiva de enredar.


O Enredo é o encadeado de ações executadas ou a executar pelas personagens numa ficção, a fim de criar sentido ou emoção no espectador. É deverbal de enredar, que significa prender, colher na rede.
Constitui um relato de fatos vividos pelos personagens e ordenados em uma sequência lógica e temporal, por isso ele se organiza pela colocação de verbos de ação que indicam a movimentação das personagens no tempo e no espaço por meio de recursos narrativos como o mistério, o suspense, o flash back, os intervalos, etc. Nesse sentido, o leitor não pergunta e depois? , como faz quando perante a história, mas: por quê? , já que o enredo pressupõe um nexo de causalidade entre os acontecimentos.
Em seu desenvolvimento são narrados os fatos, iniciando-se pela complicação, centrado-se num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa e finalizando com o clímax da história. Dessa forma, a apresentação/representação de situações, de personagens nelas envolvidas e as sucessivas transformações que vão ocorrendo entre elas, criam-se novas situações, até se chegar à final – o desfecho do enredo.
No que concerne a ordem do enredo, ele pode ser linear ou não linear, ou seja, tanto pode respeitar a cronologia, narrando os fatos sequenciados, na ordem começo, meio e fim, quanto pode também fugir dessa sequência lógica e temporal de ordem do texto.
Enredo é também empregado num sentido próximo ou equivalente a intriga, história, assunto, argumento, plot, trama, fábula. Em inglês é o “Plot”, usado para designar todos os eventos de uma história para se obter um efeito emocional e artístico – o que acontece na história.
Pode-se desenvolver num romance, num conto, numa novela, isto é, numa obra em prosa; pode também ser encontrado num poema, numa peça de teatro, num filme, numa novela de televisão, numa fotonovela, numa história em quadrinhos; pode aparecer também na música, como espinha dorsal de um desfile de escola de samba: samba enredo.
O enredo pode ser organizado de várias formas. Observe um exemplo da mais comum no texto de Rachel de Queiroz, Bezerro sem mãe:
(1) Foi numa fazenda de gado, no tempo do ano em que as vacas dão cria. Cada vaca toda satisfeita com o seu bezerro. (2) Mas dois deles andavam tristes de dar pena: (3) uma vaca que tinha perdido o seu bezerro e um bezerro que ficou sem mãe.
A vaquinha até parecia estar chorando, com os peitos cheios de leite, sem filtro para mamar. E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de fome e abandonado.
Não adiantava juntar os dois, porque a vaca não aceitava. Ela sentia pelo cheiro que o bezerrinho órfão não era filho dela, e o empurrava para longe.
Aí o vaqueiro se lembrou do couro do bezerro morto, que estava secado ao sol. Enrolou naquele couro o bezerrinho sem mãe e levou o bichinho disfarçado para junto da vaca sem filho.
Ora, foi uma beleza! A vaca deu uma lambida no couro, sentiu o cheiro do filho e deixou que o outro mamasse à vontade. (4) E por três dias foi aquela mascarada. Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro e puxou fora o disfarce. Lambeu o bezerrinho direto, como se dissesse: “Agora você já está adotado.”
(5) E ficaram os dois no maior amor, como filho e mãe de verdade.

(1) Situação inicial – os personagens e espaço são apresentados.(2) Quebra da situação inicial – um acontecimento modifica a situação apresentada.(3) Conflito – Surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos.(4) Clímax – ponto de maior tensão na narrativa.(5) Desfecho – solução do conflito. Obs.: essa solução não significa um final feliz.
Em síntese , pode-se dizer que o enredo é o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. É, então, não o somatório, mas o produto das relações de interdependência entre a sucessão e a transformação de situações e fatos narrados e a maneira como são dispostos para o ouvinte ou o leitor pelo discurso que narra. Sendo assim, o enredo desenvolve-se numa obra em prosa, portanto é indissolúvel a sua relação com a narrativa.

REFERÊNCIAS

MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literário. 12. Ed. Ver e ampl. São Paulo: Cultrix, 2004.
MESQUITA, Samira Wahid de. O enredo. 4. Ed. São Paulo: Ática, 2006.




Novas Palavras no dicionário

  • incólume
    incólume | adj. 2 g. in·có·lu·me (latim incolumis, -e ) adjectivo de dois géneros adjetivo de dois géneros 1. Que … Read more
  • tomar partido
    expressão Escolher somente um lado numa discussão, debate; estar de acordo com uma das pessoas que discute; não ser indiferente … Read more
  • intragável
    intragável | adj. 2 g. in·tra·gá·vel (in- + tragável ) adjectivo de dois géneros adjetivo de dois géneros Que se … Read more
  • glutão
    glutão | adj. s. m. | s. m. glu·tão (latim glutto, -onis ) adjectivo e nome masculino adjetivo e nome … Read more
  • mascar
    mascar | v. tr. e intr. | v. tr. mas·car – Conjugar (latim mastico, -are, mastigar ) verbo transitivo e … Read more
  • tragar
    tragar | v. tr. | v. tr. e intr. tra·gar – Conjugar (origem obscura ) verbo transitivo 1. Engolir sem … Read more

Leave a Comment